Descubra 6 exposições imperdíveis na SP-Arte Rotas 2025

Com 65 galerias e projetos artísticos, a SP-Arte Rotas abre as portas para o público nesta quinta (28.08), na Arca, na Vila Leopoldina, em São Paulo, e seguirá até domingo (31.08). O evento, anteriormente chamado Rotas Brasileiras e voltado para o mercado nacional, agora recebe galerias de países vizinhos, como a peruana Xapiri Ground.

LEIA TAMBÉM: 6 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM AGOSTO

“Rotas traduz melhor o que queremos mostrar, que é um Brasil inserido num mundo globalizado e, como ponto de partida, a própria região a que ele pertence, que é a América Latina”, disse Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte. “É um gesto de liberdade para ampliar fronteiras do evento.”

A seguir, confira 6 exposições que podem ser vistas na SP-Arte Rotas:

 

Mirante

Situado ao centro do galpão, o setor voltado principalmente para obras de grande escala conta com trabalhos de artistas de gerações e pesquisas distintas. Entre eles, há esculturas, fotografias e instalações feitas por artistas como Mestre Didi, Manauara Clandestina, Norberto Nicola, Cildo Meireles e Paloma Bosquê. Essa é a segunda vez que a Rotas conta com esse espaço expositivo e curadoria de Rodrigo Moura, diretor artístico do Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires.

 

Paulo Darzé Galeria

Presente em dois estandes, a galeria soteropolitana cria, em um deles, um diálogo entre as obras das artistas Goya Lopes e Nádia Taquary.  “Todas obras que compõem o estande vão falar de poéticas sobre o feminino negro”, explica a galerista Thais Darzé. No outro espaço, ela apresenta uma individual do artista Almir Lemos, com esculturas de cerâmica.

 

Novos Para Nós 

Em O popular é pop, o projeto Novos Para Nós, do curador e pesquisador Renan Quevedo, exibe 48 obras de artistas como Ranchinho, Mirian Inez, J. Borges e Gilvan Samico, e busca aproximações entre a arte popular brasileira e a pop art por meio das cores, contrastes e formas.

LEIA TAMBÉM: EXPOSIÇÃO NO MAC NITERÓI REÚNE ÍCONES DO DESIGN MODERNO E CONTEMPORÂNEO

 

Luisa Strina

A galeria dedicou o seu estande para uma exposição individual do artista baiano Marepe, que neste mês abriu também mostra na Fundação Iberê, em Porto Alegre (RS). Na SP-Arte Rotas, é possível ver esculturas feitas com objetos do cotidiano, além de pinturas.  “Apresentamos obras de vários períodos da carreira, em vários formatos”, disse Kiki Mazzucchelli, curadora e diretora da galeria.

 

Jalapoeira Apurada

Luminárias criadas por um coletivo de mulheres de comunidades quilombolas do Jalapão, no Tocantins, são apresentadas no estande do projeto, que conta com o envolvimento do Instituto A Gente Transforma, WWF-Brasil e da La Lampe. Entre as peças feitas com capim dourado, há opções pendentes e de piso.

 

Vermelho

A galeria Vermelho apresenta os ensaios fotográficos A Sônia e O Voo de Watupari, de Claudia Andujar. Este último tem imagens captadas durante viagem de São Paulo a Roraima, feita em um fusca preto, quando a fotógrafa decidiu se dedicar ao trabalho artístico e ativista junto aos Yanomami. As obras receberam no último ano acrílicos coloridos em suas superfícies. No espaço, há ainda esculturas em neon da artista Carmela Gross.

SP-Arte Rotas: até 31 de agosto na Arca, na Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo. Dia 28, das 13h às 20h, dias 29 e 30, das 12h às 20h, e, no dia 31, das 12h às 19h. Ingressos: R$ 100 (R$ 50, meia-entrada) no site.

By Núcleo Beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados