A partir da próxima sexta-feira (28.02), milhões de paulistanos e turistas devem inundar as ruas da capital paulista ara curtir o carnaval na cidade, que neste ano bate novo recorde, segundo números da prefeitura: 767 blocos inscritos e mais de 800 desfiles.
Os números abrangem desde o pré-Carnaval, que já aquece o público desde meados de fevereiro, ao pós-Carnaval, nos dias 8 e 9 de março. Para ajudar a escolher a folia ideal para você, ELLE Brasil fez uma seleção com 16 blocos de Carnaval em São Paulo – todos eles gratuitos (confira no final do texto).
Regiões como Pinheiros e Vila Madalena, na zona oeste, o entorno do Parque do Ibirapuera e o Centro Histórico concentram os blocos mais tradicionais, mas o agito promete tomar conta dos quatro cantos da metrópole.
“A festa acontece pela cidade inteira, o que ajuda a diluir um pouco a multidão entre os bairros e traz o senso de pertencimento dos blocos que são originais de determinada região”, explica Luana Almeida, criadora de conteúdo e fotógrafa que confessa o seu amor pela festa na Pauliceia. “Sou baiana, de Salvador, mas moro há dez anos em São Paulo e não troco o Carnaval daqui por outro”, diz Luana.
Há opções para todos os gostos e estilos: Carnaval de marchinhas, de samba-raiz, cortejo com banda de percussão e sopro, com trio elétrico, blocões, bloquinhos para levar a criançada, com pitadas de rock, de MPB, LGBTQIAP+ e aqueles que fazem homenagens a expoentes da nossa cultura, como Gilberto Gil, Rita Lee e Caetano Veloso. Em comum, muita alegria, diversão e diversidade.
Para a festa ficar completa, cuidados são importantes, já que as temperaturas devem estar tão altas quanto a animação, com previsão de sol e muito calor em São Paulo e outras cidades. Manter o corpo hidratado e cuidados com alimentação são essenciais. “O calor intenso aumenta a perda de líquidos e minerais pelo suor, tornando fundamental o consumo de alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes”, explica o professor de Nutrição da Universidade Tiradentes, Hugo Xavier.
“A regra clássica é manter o corpo hidratado com muita água, água de coco e sucos naturais. Para as pessoas que gostam de ingerir bebida alcoólica, o ideal é intercalar uma garrafinha de água, água de coco ou suco natural, entre uma dose e outra, para evitar a ressaca no outro dia e minimizar os danos ao fígado”, completa a coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Marlice Marques.
Leia também:
27 acessórios de Carnaval que são a cara da folia
É preciso também ficar atento contra furtos e roubos, em especial o aparelho celular. “Os criminosos aproveitam o grande fluxo de pessoas e o clima de descontração para aplicar diferentes tipos de golpes”, explica Raphael Mielle Trintinalia, especialista antifraude da Núclea, empresa provedora de infraestrutura tecnológica para segurança nas instituições financeiras.
Os maiores cuidados, segundo ele, referem-se ao celular e aos cartões de crédito e débito. Nunca deixe os cartões soltos na bolsa ou no bolso e não os confie a terceiros. “Se possível, desabilite a função de pagamento por aproximação para evitar cobranças indevidas”, diz Trintinalia. Confira o visor da maquininha antes de efetuar a compra: se estiver danificado, não realize o pagamento. Sempre peça o comprovante e ative notificações do banco para monitorar suas transações.
Atenção também ao assédio: procure blocos com perfil de público que tenham mais a ver com a sua personalidade, cuidado na interação com desconhecidos, em grupos ou não, e atenção redobrada nos grandes blocos. “Os megablocos, infelizmente, têm megaassédios. O Carnaval é uma festa da liberdade, mas há muitas pessoas desrespeitosas. Escolha bem aonde ir”, alerta a jornalista Clara Novais, criadora de conteúdo especializada em Carnaval.
A seguir, uma relação de 16 blocos de Carnaval em São Paulo selecionados pela ELLE. Lembrando que a programação ou o roteiro podem sofrer alterações de última hora. Por isso, é recomendado conferir no Instagram dos blocos antes de sair de casa. Divirta-se!
Blocos de Carnaval em São Paulo
Bloco Ilú Obá De Min
Abrindo o Carnaval com muitos cantos, batuques e danças, o bloco com tradição em animar a festa na região central da cidade se baseia na arte e preservação da cultura de matriz africana e afro-brasileira para empoderar mulheres no enfrentamento do racismo, machismo e lesbofobia.
Quando: 28/02 (sexta-feira), das 19h às 23h, com concentração na Praça da República, Centro, e 02/03 (domingo), das 13h às 18h, com concentração na Rua Conselheiro Brotero, 195, Santa Cecília.
Bloco Eduardo e Mônica
Fundado em 2017, o bloco com origem em Brasília transforma clássicos do rock nacional em contagiantes músicas de Carnaval. Como não poderia deixar de ser, o destaque fica por conta das músicas do Legião Urbana, mas o repertório também abrange Raimundos, Capital Inicial, Cássia Eller e outros.
Quando: 01/03 (sábado), das 13h às 18h, com concentração na Avenida Faria Lima, 4.150, Vila Nova Conceição.
Jegue Elétrico
Criado no ano 2000 pelo compositor Emerson Boy, o bloco rapidamente conquistou os foliões paulistanos e turistas com suas marchinhas de letras próprias, inspiradas em fatos reais, notícias e catástrofes. O Jegue sairá de sábado a segunda-feira em Pinheiros e no Centro.
Quando: 01/03/2025 (sábado), das 13h às 18h, com concentração na Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 382, Pinheiros; 02/