Hoje, a Pinacoteca de São Paulo revelou seu novo programa anual de apoio a artistas mulheres, em parceria com a Chanel. A proposta, que inclui uma residência artística, visa promover e fortalecer talentos criativos dentro e fora do Brasil, através de exposições e mentoria. A primeira exposição já tem nome definido: Temporã, de Juliana dos Santos.
Juliana, artista visual de São Paulo, com mestrado em Arte/Educação e doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, foi a selecionada para inaugurar o projeto. A mostra começa em 23 de agosto, na Galeria Praça, situada no edifício da Pina Contemporânea. Juliana é reconhecida no cenário artístico, tendo participado de exposições coletivas no Brasil, conquistado o terceiro lugar no 16º Salão de Artes Visuais de Ubatuba em 2020, e atuado como artista residente e professora na Academia de Belas Artes de Viena, Áustria.
Leia mais: Tudo sobre o Festival Cinéma Paradiso Louvre em parceria com a Chanel
Essa será a primeira exposição individual de Juliana. Dessa vez, a artista, que há anos pesquisa o pigmento azul da flor Clitoria ternatea, expande seus estudos para outros pigmentos naturais, como a catuaba, a erva-mate e o pau-brasil. A curadora Lorraine Mendes descreve sua obra como dinâmica e performativa, onde ela espalha a cor sobre a superfície pictórica, seguindo um caminho imprevisível, como um rio que flui em direção a um oceano de possibilidades.
A Chanel tem uma longa história de apoio a criativos e inovadores ao redor do mundo, com programas como CHANEL’s Art Partners, que fortalece líderes culturais, e CHANEL Next Prize, que reconhece e impulsiona artistas em ascensão, além de atuar em diversas outras áreas criativas, como o cinema.
Leia mais: Temporã na Pinacoteca de São Paulo e outras 6 exposições para visitar em Agosto
Para mais informações:
Pinacoteca de São Paulo
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada) | Gratuito aos sábados
Ingresso único dá acesso aos três edifícios (válido somente para o dia marcado)
Todo 2º domingo do mês: entrada gratuita Mantenedora B3.