A nova coleção da marca NotEqual, criada por Fábio Costa, tem como tema principal o circo. O estilista vem pesquisando esse universo há dois anos, algo que se conecta com sua vontade de levar seu trabalho para além de Belo Horizonte, sua cidade natal, e apresentá-lo de maneira itinerante.
Casa de Criadores 56: NotEqual.
Foto: Agência Fotosite
Leia mais: A apresentação da NotEqual na Casa de Criadores 54
Para a confecção das roupas, Fábio utilizou peças e tecidos do acervo da cenógrafa e figurinista Wanda Sgarbi, conhecida por seu trabalho com o grupo de teatro Galpão, a companhia de dança Corpo e por ter sido premiada no espetáculo O Capitão e a sereia, do grupo Clowns de Shakespeare, em 2009.
As peças de Fábio, como jaquetas, calças, conjuntos e macacões de sarja, jeans e algodão, ganham agora capas, camisas túnicas e vestidos feitos de seda, crepe, gazar e veludo, com técnicas de moulage, ou seja, moldadas diretamente no corpo. O estilista destaca que muitas peças foram montadas de forma orgânica, preservando a essência das peças originais.
Leia mais: A apresentação da NotEqual na Casa de Criadores 53
A coleção se destaca pela teatralidade inspirada no circo, com proporções exageradas, listras marcantes, ombreiras e golas empolgantes, que remetem ao universo circense. A utilização dos materiais do acervo trouxe uma explosão de cores, texturas e sobreposições às peças de Fábio, expandindo seu repertório e variedade de criações. Detalhes como plumas, laços, luvas e chapéus adornam alguns dos looks.
O estilista destaca o desafio de trabalhar com o tesouro que encontrou nas mãos de Wanda Sgarbi, considerando essa coleção uma homenagem ao seu legado e ao mundo circense. A nova coleção será apresentada em Belo Horizonte durante o Festival do Circo, em 16 de agosto.
Leia também: NotEqual filma matemática da moda com lente de aumento