Comida de Rua: Um Mundo de Sabores

A culinária de rua de Brasília está em destaque na série documental Sabores de Rua, apresentada pelo renomado chef Gil Guimarães e produzida pela Life Studios. Em três episódios de 20 minutos, a produção explora a diversidade, os sabores e as histórias que tornam a comida de rua um verdadeiro patrimônio cultural do Distrito Federal.

Com uma abordagem afetiva e documental, o projeto foca em empreendedores e chefs locais que transformam o cotidiano em arte gastronômica. Além de ser uma celebração da culinária, Sabores de Rua também é um retrato social, mostrando como as receitas originadas nas ruas, feiras e mercados refletem a identidade diversificada e acolhedora de Brasília.

“A culminação de toda cultura está no que comemos e em nossas relações. A comida consegue revelar nossa jornada, os ingredientes regionais e todo o amor investido em um preparo e, por consequência, o amor por uma pessoa”, afirma Breno Araújo Oliveira, diretor-presidente da CEDHuC, que apoia o projeto.

Do bairro Ceilândia ao Lago Norte, os espectadores acompanham personagens que transformam a alimentação em um gesto de resistência, memória e carinho. São narrativas que conectam diferentes gerações, valorizam ingredientes locais e demonstram como o sabor é uma maneira de contar nossa história.

Disponibilizada de forma gratuita, a série amplia o acesso à cultura e enfatiza a importância da gastronomia de rua como expressão autêntica da identidade brasiliense – um encontro entre tradição, criatividade e comunidade.

.
Sobre a CEDHuC
A Comissão Especial de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania atua no Brasil e no exterior na proteção dos direitos humanos, promovendo ações educativas, culturais e sociais voltadas à redução das desigualdades e ao combate à discriminação. Em Brasília, apoia projetos que unem inclusão, cultura e desenvolvimento humano, como Sabores de Rua.

By Núcleo Beleza

Relacionados